DICAS DE SAÚDE

Prezados leitores: Ressaltamos que as Dicas de Saúde publicadas por este Blog, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas".

=====================================================================================

PRATIQUE MEDICINA PREVENTIVA PARA SE LIVRAR DO ALTO CUSTO DA MEDICINA CURATIVA

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CAUSAS DA CONFUSÃO MENTAL DOS IDOSOS




Seria muito bom que nos preocupássemos com os queridos pais, mães, maridos, esposas, vovós e vovôs. E com os amigos que são idosos.
Leia, é pequeno, importante e sério.
Só estou repassando porque pesquisei no CRM e o médico realmente faz parte do conselho.
CONFUSÃO MENTAL DOS IDOSOS

Principal causa da confusão mental no idoso

Arnaldo Lichtenstein, médico*
Sempre que dou aula de clínica médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:
- Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental? *
Alguns arriscam:
"Tumor na cabeça".
Eu digo: "Não".

Outros apostam: "Mal de Alzheimer"

Respondo, novamente: "Não".
A cada negativa a turma se espanta... E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:

- diabetes descontrolado;
- infecção urinária;
- a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.

Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos.

Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez. A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos "batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.

Insisto: não é brincadeira.
Na melhor idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água no corpo. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica.

Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de  tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.

Conclusão:
Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.
Por isso, aqui vão dois alertas:
1 - O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!
2 - Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção. É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação.
"Líquido neles e rápido para um serviço médico".

(*) Arnaldo Lichtenstein (46), médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Gostou?

Então divulgue.

Seus amigos merecem saber!

sábado, 19 de novembro de 2011

COMO SE LIVRAR DA DENG


ATENÇÃO! LIVRE-SE DA DENGUE AGORA!
DENGUE - UMA RECEITA CASEIRA FATAL!!!
Dengue - Porque Usar Repelente
(Mensagem de Ioshiko Nobukuni - sobrevivente da dengue hemorrágica)
Senhores, volto a insistir, com tanta chuva, está sendo impossível controlar poças d'água e criadouros, como sabem. Estou fazendo um trabalho de formiguinha e está dando certo. Este repelente caseiro, ingredientes de grande disponibilidade, fácil de preparar em casa, de agradável aroma e, econômico. Em contato com as pessoas, tenho notado que não se protegem, estão reclamando que crianças estão cheios de picadas e, sendo estas, as mais prejudicas. Tenho distribuído frascos como amostra, todos estão aderindo. Já distribuí 500 frascos e continuo. Mas, sou sozinha, trabalhando com recursos próprios, devido ao grande número de casos de dengue, não consigo abranger a grande maioria que precisa. Gostaria que a SUCEN sugerisse aos municípios distribuir este repelente ( numa emergência) nos bairros carentes com focos da dengue, ensinando o povo para futuramente preparar e usar diariamente, como se usa sabonete, pasta de dente e etc. Protegeria as pessoas e, ao mesmo tempo, diminuiria a fonte de proteína do sangue humano para o aedes maturar seus ovos, atrapalhando assim, a proliferação. Não acham que qualquer ação que venha a somar nesta luta deveria ser bem vinda?
DENGUE I: FAÇA O REPELENTE DOS PESCADORES EM CASA:
- 1/2 litro de álcool;
- 1 pacote de cravo da Índia (10 Gr);
- 1 vidro de óleo de corporal(100ml);
Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, cedo e de tarde; depois coloque o óleo corporal (pode ser de nenê, amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera)...
Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo. O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, espanta as pulgas dos animais.
O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação. A comunidade toda precisa usar, como numa força tarefa, onde, todos contribuem num mutirão. Não forneça sangue para o aedes aegypti se multiplicar, tornando esta epidemia que estamos assistindo de camarote, estou protegendo a minha família, e você?!
Ioshiko Nobukuni - sobrevivente da dengue hemorrágica
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ENVIADO PELA LILI
MANDE ESTA MENSAGEM PARA SEUS AMIGOS